Coordenação
Wilson Gomes é professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBa, na qual leciona desde 1989. É pós-doutor pela Universidade de São Paulo. Além do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais, também é pesquisador-chefe dos grupos de pesquisa: Internet e Democracia; Laboratório de Análise Fílmica e Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais. Seu currículo lattes pode ser acessado em http://lattes.cnpq.br/6484546543106743.
Gabriela Almeida é mestranda do Poscóm-UFBa, assistente de Wilson Gomes e assistente de pesquisa.
Pesquisadores Atuais
Ida Sandes Sobral estuda Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. É educadora não formal e se dedica a trabalhos voluntários na comunidade judaica da Bahia e no movimento juvenil Habonim Dror. Recém ingressa no Observatório, pesquisa o uso de mídias sociais pelo Governo. Contato: idasansob@hotmail.com e @idoca2s
Lucas Reis estuda Comunicação Social e estuda o Marketing de Buscas, focando nas suas relações e contribuições para o brandinge o e-commerce, as as potencialidades que a tecnologia móvel de trazer e os modelos empresariais das agências de publicidade. Possui um blog pessoal sobre Comunicação e Tecnologia e um site sobre Cultura e Turismo, que juntos são vistos mais de 15 mil vezes ao mês. E-mail: lucca0306@gmail.com e Skype: Lucas.Sier
Marcel Ayres estuda Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Já realizou pesquisas ligadas ao Jornalismo online e impresso, arquitetura da informação em webrevistas e teorias da imagem. Atualmente, desenvolveu uma pesquisa sobre publicidade em Mídias Digitais Out-of -Home e, agora, pesquisa modelos e aplicações de Realidade Aumentada (RA). Escreve sobre criação em novas mídias em um blog pessoal e contribui com os sites IPF e Xiscando. Contato: marcel.ayres@gmail.com ou @MarcelAyres. Lattes - Currículo Lattes
Pesquisadores Anteriores
Breno Fernandes é estudante de Jornalismo. Desenvolveu pesquisas sobre publicidade em sites de notícias e mobile marketing. É também ficcionista, com dois romances infanto-juvenis publicados pela editora FTD. Hoje, dedica-se principalmente a esta atividade. Seu site pessoal é o abreparêntese (.
Ísis Miyaoka estuda Produção em Comunicação e Cultura. Desenvolveu pesquisas sobre as tendências da Publicidade na TV Digital, Publicidade em Instant Messengers e Marketing Digital. Possui os blogs Notes of One Diary, onde escreve sobre algumas curiosidades encontradas na internet ou no dia-a-dia, e o About Vogue, um blog sobre a revista Vogue e novidades em torno deste produto. Contato: ifmiyaoka@gmail.com.
Robson Carneiro estuda Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Trabalha com Televisão e Internet. No Observatório, pesquisa sobre Campanhas Colaborativas, Colaboração em Massa e Publicidade em Games e Advergames. Contato: rcarneiro.master@gmail.com
Tarcízio Silva produziu no Observatório:
- Publicidade em Redes Sociais Online (relatório)
- Tendências da Publicidade em Vídeo Online (relatório)
- Politics 2.0: A Campanha Digital de Barack Obama (artigo)
- Otimização de Mídias e Redes Sociais (palestra)
- A Campanha Digital de Barack Obama (palestra)
- Comércio Eletrônico e Mídias Sociais (relatório)
Mantém o blog Imagem, Papel e Fúria, no qual escreve sobre comunicação, arte e design. Também é colunista do Xiscando - Dando Publicidade à Propaganda. Foi bolsista de maio de 2008 a abril de 2009, quando foi convidado a trabalhar numa agência publicitária baiana. Contato: tarushijio@gmail.com
Vanderson Almeida estuda Jornalismo na UFPR. Desenvolveu pesquisa sobre as tendências da Publicidade em Telefones Celulares (Mobile Marketing).